Guia Rápido aos Docentes da Universidade

8. Relatório de Notas

8.1. Alterando a Forma de Apresentação da Nota

As notas são apresentadas, de forma padrão, pelo tipo Real, que é o valor numérico da nota do curso ou da atividade. Porém é possível alterar para que a nota seja fornecida em porcentagem ou por letras. Por padrão, o Moodle está configurado para as seguintes faixas de nota numérica para as letras A, B, C e D:




Já tendo acessado o curso, selecione o item Notas, localizado na barra de navegação superior.



Na próxima tela, em Relatório de Notas, clique na aba Configurações.




Na tela de Configurações do livro de notas, clique em Editar > Editar configurações, ao lado da categoria da qual o Total de notas pretende se alterar para fornecer a nota em conceito de letras.



Em Total da Categoria, clique em Mostrar mais.




Localize o item Tipo de Apresentação de Nota e selecione. São 10 (dez) tipos diferentes de apresentação de notas, entre eles apenas o formato Letra. Neste caso, não será fornecido valor número, apenas o conceito com a letra correspondente à faixa de nota que a letra está inserida.






Após alterar o tipo de apresentação, clique em Salvar mudanças.



A partir deste momento, as notas totais da categoria, que, neste exemplo, se referia à categoria-pai do curso, já estarão sendo fornecidas em formato de letras aos participantes no Relatório de Notas.




Note que também é possível alterar não apenas a forma de apresentação das notas das categorias, mas também, de uma vez, todas as notas do curso. Para isso, no Relatório de Notas, selecione Configurações > Configuração de notas do curso.




Na próxima tela, em Configurações de item de nota, no item Tipo de apresentação da nota, selecione o novo formato pretendido. 






Após alterar o tipo de apresentação, clique em Salvar mudanças


A partir deste momento, todas as notas do curso serão apresentadas no formato escolhido aos estudantes.