Guia Rápido aos Docentes da Universidade

7. Questionário

7.3. Utilizando as Questões Formuladas em Outra Disciplina

É possível utilizar as questões formuladas de um curso para outro curso. Para isso, devemos primeiramente realizar o backup das questões do banco de questões e, posteriormente importá-lo a partir da nova disciplina. É possível recriar toda a categoria de questões que poderão ser utilizadas no novo questionário ou apenas importar as questões que serão utilizadas.


Acessamos o curso onde constam as questões que se deseja utilizar em outra disciplina.




No bloco Administração, acessamos Banco de Questões > Exportar.




Em Formato de arquivo, selecione Formato Moodle XML. Em Geral, selecione a qual categoria as questões que deseja exportar estão localizadas. Se deseja apenas que as questões sejam levadas ao curso de destino, sem recriar a categoria de origem, deixe desmarcado Escrever categoria em arquivoEscrever contexto em arquivo. Caso contrário, deixe marcado.





Selecione Exportar questões para o arquivo.




Após realizado o download, clique em Continuar.




Acesse o curso de destino:




No bloco Administração, acessamos Banco de Questões > Importação.




Em formato de arquivo, escolha Formato Moodle XML, que foi formato escolhido na exportação. No exemplo que estamos utilizando, a importação não irá recriar a categoria de origem, destinando as questões à categoria selecionada no novo curso. Então deixamos desmarcado Tirar categoria do arquivo e Tirar contexto do arquivo.




Realize o upload do arquivo de backup, utilizando a função de arrastar e soltar do Moodle* ou escolhendo o arquivo em Escolha um arquivo. E clique em Importar.




Função de Arrastar e Soltar

Abra o Explorador de Arquivos do Windows e localize o arquivo de backup salvo. Deixe a janela do navegador com o Moodle e a janela do Explorador de Arquivos minimizadas, de modo que ambas ainda se estejam visíveis. Selecione o arquivo de backup e arraste com mouse o arquivo até a área "Você pode arrastar e soltar arquivos aqui para adicioná-los".


Com o arquivo carregado, clique em Importar.





Com a importação concluída, clique em Continuar.




A partir deste momento, as questões já estarão disponíveis no Banco de Questões do outro curso e podendo ser selecionadas para um novo Questionário.