Guia Rápido aos Docentes da Universidade

7. Questionário

7.2. Formulando e Selecionando as Perguntas


Depois que a atividade foi adicionada, devemos formular e inserir as perguntas que irão compor o Questionário. Recomendamos que o professor utilize o recurso banco de questões para este segundo momento.


Banco de Questões

A apropriação do recurso banco de questões irá simplificar a utilização das questões formuladas em futuros Questionários. Inclusive para outros cursos. Quanto melhor classificadas e organizadas as questões, melhor será a utilização deste recurso. Para isso, existem as Categorias e Subcategorias.


Na página do curso, no bloco Administração, em Administração do Curso, clique em Banco de Questões.



Após, clique em Categorias.



Na próxima tela, será apresentada a categoria padrão do curso. E, caso deseje não criar novas categorias, as questões ficarão armazenadas nesta categoria. Mas, neste caso, iremos adicionar uma nova categoria, chamada "Matéria A".




Clicando em Adicionar Categoria, a nova categoria estará vinculada à categoria-padrão do curso. Para adicionar uma subcategoria, apenas altere a categoria-pai para nova categoria criada e realize o mesmo procedimento anterior.




Após criar a(s) categoria(s) em que as questões ficarão armazenadas, iremos formular as questões. Então, no bloco Administração, em Administração do Curso, Banco de Questões, selecione Questões.



Na tela seguinte, selecione a categoria recém criada e clique em Criar uma nova questão ...




Uma caixa de escolha será aberta, exibindo os tipos de questões que podem ser criadas. Ao selecionar uma opção, é exibida a sua descrição. Veja um exemplo com a criação de uma questão do tipo Múltipla EscolhaSelecione a opção Múltipla Escolha e clique em Adicionar.




Em seguida, insira o conteúdo da questão e clique em Salvar mudanças.




Marcação padrão – é um peso pré-definido para a questão. Nesta fase, é aconselhável manter o peso padrão igual a 1. O peso de cada questão será editado posteriormente.


Após salvar a questão, na próxima tela, estará registrada na categoria selecionada. Ao lado do nome da categoria, entre parênteses, o número se refere ao número de questões registradas para categoria.





Inserindo Questões


Para inserir as questões no Questionário, acessamos a atividade.



E clicamos em Editar questionário.




Na próxima tela, é onde iremos compor o questionário com as questões inseridas. Clique em Adicionar. E selecione do banco de questões.






Selecione as questões elaboradas que deseja utilizar neste Questionário e clique em Adicionar perguntas selecionadas ao questionário.




A partir deste momento, as questões já estarão fazendo parte do Questionário. Quando será possível, entre outras opções, realizar ajustes como da nota máxima da atividade, nota máxima de cada uma das questões*, misturar as questões em cada tentativa de reposta e repaginar as questões de acordo com outro número de perguntas por página que se deseja.


* Quanto à edição da nota máxima de cada questão, as notas decimais como 0,5 precisam ser editadas inserindo-se 0.5 + enter. Ou seja, neste campo, deve-se utilizar o ponto ( . ) e não a vírgula ( , ) para separar a parte inteira das casas decimais.