Guia Rápido aos Docentes da Universidade

7. Questionário

7.1. Adicionando e Configurando um Questionário


Criando a Atividade


Para criar um Questionário, assim como para qualquer outra atividade, o professor precisa, primeiro, clicar sobre o link Ativar Edição, localizado no canto superior direito da tela.


Escolher um tópico do seu curso, no qual deseja acrescentar a atividade, e clicar em Adicionar uma atividade ou recurso.




Selecionar a atividade e clicar em Adicionar.




Configurando o Questionário


Após adicionar a atividade, serão apresentadas as opções de configuração. Os campos com asterisco  são obrigatórios.


Geral


  • Nome: defina o texto do link para a atividade na página do curso. 
  • Descrição: defina a descrição do Questionário. Os alunos irão ver esse texto imediatamente após clicarem no nome do Questionário e antes de inciarem a tentativa. É um bom local para dispor de instruções e outros detalhes que esclareçam o Questionário, como número de tentativas permitidas e o limite de tempo.
  • Exibir descrição na página do curso: se considerar importante, deixe a descrição disponível na página do curso.





Duração

  

  • Abrir e encerrar questionário: Especifica as datas/horários de abertura e fechamento do Questionário. Para utilizar essas configurações, selecione a caixa de seleção ao lado do nome de cada configuração. Com isso, as datas já poderão ser editadas. Por padrão, as datas de abertura e encerramento estão desabilitadas e o questionário ficará disponível imediatamente e indefinidamente.
  • Limite de tempo: Habilite essa opção para limitar o tempo cada estudante terá para completar o Questionário, após o início da tentativa. Por padrão, estudantes possuem tempo ilimitado para completar a tentativa do Questionário. Se configurado o limite de tempo, quando o aluno inicia uma tentativa, um cronômetro é mostrado no bloco de navegação do Questionário, iniciando a contagem regressiva.
  • Quando o tempo expirar: se o limite de tempo está configurado, é possível definir o que ocorre quando o limite se encerra, escolhendo entre:

  1. As tentativas abertas são enviadas automaticamente (padrão);
  2. Existe um período de carência quando as tentativas podem ser enviadas, mas não é possível modificar as questões respondidas;
  3. Tentativas devem ser submetidas antes que o tempo expire ou elas não serão contabilizadas.

  • Período de carência de envio: se selecionado "Existe um período de carência ...", então será possível habilitar essa opção e especificar o tempo em que os estudantes ainda poderão submeter o Questionário depois do limite de tempo ter se encerrado.





Nota


  • Categoria de notas: selecione a categoria de notas do livro de notas à qual esta atividade estará subordinada. Esta escolha tem impacto sobre a forma como as notas da atividade serão agregadas com as notas de outras atividades para compor a nota final do curso. Esta categoria pode ser alterada posteriormente, tanto aqui como diretamente no livro de notas. (As categorias já devem ter sido adicionadas ao livro de notas)
  • Nota para aprovação: esta configuração determina a nota mínima para passar. A nota para aprovação pode ser vinculada à Conclusão da Atividade e/ou à Restrição de Acesso (de modo que o aluno somente terá concluído à atividade se tiver atingido a nota para aprovação e/ou não estará habilitado a seguir para próxima atividade até que tenha sido aprovado no Questionário).
  • Tentativas permitidas: estudantes podem ter permissão para múltiplas tentativas de reposta ao Questionário. Por padrão, o número de tentativas é ilimitado. Em uma avaliação final, por exemplo, o número de tentativas poderia ser configurado para apenas uma.
  • Método de avaliação: quando múltiplas tentativas está habilitado, especifique como os alunos serão avaliados - nota mais alta (padrão), nota média, nota da primeira tentativa ou nota da última tentativa.





Layout


  • Nova página: para questionários longos faz sentido dividi-los em várias páginas, limitando-se o números de perguntas por página. Quando se adicionar perguntas ao questionário, serão inseridas quebras de página automaticamente de acordo com o valor escolhido.
  • Método de navegação: quando a navegação Sequencial está habilitada, os estudantes são obrigados a responder o questionário na ordem estipulada e não podem retornar às páginas anteriores, nem passar adiante.



Comportamento da Questão


  • Misturar entre as questões: se habilitada, as partes que compõem cada questão serão embaralhadas aleatoriamente toda vez que um estudante realizar uma tentativa, desde que esta opção também esteja ativada nas configurações da questão. Essa configuração se aplica apenas a questões com várias partes, como questões de múltipla escolha ou de associação.
  • Como se comportam as questões: estudantes podem interagir com as questões no questionário de várias formas. Por exemplo, você pode querer que os estudantes dêem uma resposta para todas as questões e depois submetam o questionário inteiro, antes de serem avaliados ou receberem qualquer feedback. Esse é o modo "Feedbak adiado", que replica o modo de uma avaliação tradicional. Alternativamente, você pode querer que seus estudantes submetam cada questão à medida que eles avancem para receber feedback imediato, e, se eles não acertarem de primeira, tenham outra chance por uma pontuação menor. Esse é o modo "Interativo com múltiplas tentativas".





Opções de Revisão


Esta seção controla quais e em que momento as informações dos estudantes poderão ser mostradas quando ele revisa suas tentativas no Questionário. É uma matriz com caixas de seleção.


As informações que podem ser apresentadas são:

  • A tentativa: mostra como o aluno respondeu cada questão.
  • Acertos/Erros: mostra se a resposta do aluno, para cada questão, está correta ou incorreta.
  • Notas: revela a pontuação nas questões e a nota para o questionário.
  • Feedback específico: irá mostrar o feedback configurado no questionário e depende da resposta do aluno - cada resposta da questão poderá ter um feedback para resposta correta e para reposta incorreta
  • Feedback geral: é mostrado ao estudante após ele completar a questão. Diferentemente do feedback específico, que depende do tipo de questão e da resposta do aluno, o mesmo feedback geral aparece para todos os alunos.
  • Resposta correta: revela a resposta correta para cada questão, caso o aluno tenha respondido corretamente ou não.
  • Feedback final: mostra o feedback para todo o Questionário, ao final da tentativa, dependendo da nota total do estudante.


As informações podem ser apresentadas nos seguintes momentos:

  • Durante a tentativa: está disponível somente quando "Como as questões se comportam" tiver sido configurado com "Feedback imediato", "Feedback imediato com CBM" e "Interativo com múltiplas tentativas". Se configurado com uma dessas opções, então um botão de verificar irá aparecer abaixo da resposta e, quando clicado, o aluno irá submeter a reposta e receberá feedback imediato.
  • Imediatamente após a tentativa: se aplica aos dois minutos após clicar em "Enviar tudo e terminar".
  • Mais tarde, enquanto ainda estiver aberto: se aplica após os dois minutos e antes da data de encerramento do Questionário. (se o Questionário não tiver data de encerramento, este estado não terá término)
  • Depois do fechamento do questionário: é o que a sentença afirma, se aplica após a data de encerramento (se o Questionário não tem uma data de encerramento, este estado nunca é alcançado).





Feedback Geral


Feedback geral permite ao professor apresentar um texto ao aluno depois que ele encerrou uma tentativa de reposta. A mensagem poderá depender da nota que o aluno obteve, partindo de 100%.


Considere o seguinte exemplo:

Limite de notas: 100%
Feedback: Ótimo!

Limite de notas: 80%
Feedback: Está bem, mas poderia ter se dedicado mais.

Limite de notas: 60%
Feedback: Estude mais, ainda haverá outras avaliações.

Limite de notas: 0%

Os alunos com avaliação entre 100% e 80% irão ver a mensagem "Ótimo", estudantes com avaliação entre 79.99% e 60% irão ver a mensagem "Está bem, mas poderia ter se dedicado mais" e, finalmente, os alunos com avaliação entre 59.99% e 0% irão ver a mensagem "Estude mais, ainda haverá outras avaliações". 

Assim, os intervalos configurados de nota definem a mensagem do feedback que o aluno receberá. Os intervalos podem ser digitados em percentual ou em número absoluto.






Restringir Acesso


Permite ao professor inserir condições de acesso ao Questionário:








Conclusão de Atividades no Curso


  • Acompanhamento de Conclusão: se habilitada, a conclusão de atividade é acompanhada, manual ou automaticamente, sob certas condições. Se desejado, podem ser configuradas múltiplas condições. Nesse caso, a atividade só será considerada concluída quando TODAS as condições forem satisfeitas. Uma marca próxima ao nome da atividade na página do curso indica que ela foi concluída. (mais informações, veja o tópico Acompanhando a Conclusão das Atividades)
  • Requer visualização: o estudante deve visualizar esta atividade para concluí-la.
  • Requer nota: se habilitado, a atividade será considerada concluída quando o cursista receber uma nota. Os ícones de aprovado ou reprovado podem ser exibidos se for fixada uma nota para aprovação para a atividade. A nota de aprovação, conforme visto, é configurada na seção Notas.
  • Conclusão esperada em: esta configuração especifica a data em que a atividade está prevista para ser concluída.




Após configurado o Questionário, clique em Salvar e voltar ao curso.




Com isso feito, a atividade já estará disponível na página do curso. Porém ainda não terá questões. Para adicionar perguntas ao Questionário, considere o próximo tópico: formulando e selecionando as perguntas.