Guia Rápido aos Docentes da Universidade

5. Acompanhando a Conclusão das Atividades


Configurando o Acompanhamento de Conclusão das Atividades


No Moodle, é possível configurar para que o curso disponha de um Acompanhamento de ConclusãoPor padrão, o Moodle da Universidade está configurado para que os cursos estejam com esse acompanhamento habilitado. Isso permite que toda atividade ou recurso a ser inserido no curso, em sua configuração, tenha disponível o tópico Conclusão de atividades no curso


O percentual de progresso no curso, apresentado na tela Painel, está vinculado ao acompanhamento de conclusão do curso. De modo que, se todas as atividades para conclusão do curso estiverem marcadas como concluídas, o estudante deverá possuir 100% em seu progresso. Da mesma forma que, se nenhuma das atividades para conclusão do curso estiver marcada como concluída, o estudante deverá possuir 0% em seu progresso.


O acompanhamento de conclusão de atividades, na página do curso, é visualizado por uma caixa tracejada ou não tracejada ao lado do nome da atividade.


Quando tracejada , significa que será marcada automaticamente, dependendo de alguma condição configurada previamente pelo professor, como entrega das respostas de algum questionário, visualização de um arquivo ou outra condição. Cada atividade poderá ter características próprias na configuração de sua conclusão. A atividade Fórum, por exemplo, terá opções de conclusão que a atividade Tarefa não possuirá, como requerer que o estudante responda e crie pelo menos um tópico de discussão.

Assim, para configurar as condições que uma atividade estará concluída, primeiramente, ativamos o acompanhamento de conclusão, se ainda não estiver habilitado, em Administração > Administração do Curso > Editar Configurações > Acompanhamento de Conclusão > Ativar acompanhamento de conclusão > Sim e clicamos em Salvar e Mostrar.






Após, clicamos em Ativar Edição, e selecionamos Editar e Editar Configurações, ao lado do nome da atividade que desejamos configurar os critérios de conclusão.






Na aba Conclusão de atividades no curso, selecionamos os critérios de conclusão e salvamos. Neste exemplo, trata-se de uma atividade Questionário e estamos condicionando que o estudante receba uma nota, independentemente se para aprovação ou não, para que a atividade seja marcada como concluída.




A partir deste momento, a caixa de conclusão ficará tracejada, indicando que a atividade exige condições para sua conclusão.




Quando não está tracejada , significa que o aluno deverá selecionar manualmente a caixa, após seguir as instruções do que é pedido. Não é necessária configuração da atividade para que a seleção manual esteja habilitada, se o acompanhamento de conclusão do curso estiver ativado.



Relatório de Conclusão de Atividades


A partir do momento que cada atividade já está configurada com o acompanhamento de conclusão, é possível ao professor verificar o progresso detalhado de realização das atividades para cada estudante, através do Relatório de Conclusão de Atividades, disponível no bloco Administração > Administração do Curso > Conclusão das Atividades:




No relatório, as atividades configuradas com o acompanhamento são apresentadas nas colunas e, nas linhas, os estudantes com seus respectivos endereços de e-mail.




O relatório permiti ainda exportar para outros formatos, incluindo extensão compatível com o programa Excel, onde constará, além da atividade, a sua data de conclusão.