Guia Rápido aos Discentes da Universidade

5. Modificando o Perfil de Usuário (Cadastrado no Portal Acadêmico)

No início da utilização do Moodle, o ideal é completarmos as informações de perfil, incluindo uma foto de usuário e uma descrição sobre quem somos. Isso ajuda para que os professores possam interagir melhor com você. E você possa interagir melhor com os seus professores.

Ao clicarmos na flecha ao lado do nome de usuário, irá aparecer uma lista de itens: um deles é Modificar Perfil. Clique no item.




Na tela de Modificar o Perfil, os campos NomeSobrenome Endereço de email estão trancados. O nome e o sobrenome são preenchidos de acordo com as informações de registro no Portal Acadêmico. Quanto ao email cadastrado no Moodle, utiliza-se, preferencialmente, o endereço eletrônico institucional fornecido pela Universidade ao estudante, no formato nome-sobrenome@uergs.edu.br

Caso ainda não tenha acesso ao seu endereço de e-mail, informe-se na Secretaria de sua Unidade sobre os dados de acesso.




Por padrão o Moodle, deixa visível o endereço de email apenas aos participantes dos cursos que você está inscrito. Essa configuração pode ser alterada em Mostrar endereço de e-mail para mostrar a todos ou para não mostrá-lo a nenhum estudante. Professores continuarão vendo seu email.

Quanto à Cidade/Município, complete com a cidade onde resida.

No campo Descrição, se desejar, fale um pouco sobre você: interesses, expectativas em relação aos estudos e área profissional que deseja atuar ou já atua. 

Para Imagem, se desejar inseri-la, selecione uma foto em que lhe identifique claramente, sem óculos escuros e outros objetos que destoem da fotografia. A imagem pode ter os formatos .gif .jpe .jpeg .jpg .png .svg .svgz. Ela ajudará o professor a relacionar o estudante ao seu nome, principalmente, quando se tratar de uma turma muito extensa de alunos.




Depois de completar os campos vazios preenchíveis, clique em Atualizar Perfil.