Guia Rápido aos Discentes da Universidade

4. A Tela Inicial e a Barra de Navegação

Caso o acesso tenha sido bem sucedido, o nome do usuário irá aparecer no canto direito superior. É o que indica que estamos conectados ao Moodle.




Nem todas as disciplinas que você está matriculado estarão disponíveis no Moodle. A plataforma não é obrigatória para componentes na modalidade presencial. Nesses casos, o professor poderá optar por disponibilizar ou não seu conteúdo no Moodle. Para disciplinas na modalidade a distância, a plataforma é a ferramenta oficial.


Para saber quais os componentes curriculares que já estão disponíveis no Moodle e que você pode acessar, passe o mouse sobre o item Meus Cursos, localizado na Barra de Navegação.






Havendo algum componente que esteja matriculado e que será utilizada a plataforma, mas não apareça em Meus Cursos, verifique com o seu professor se já disponibilizou a disciplina no Moodle.


Caso tenha acessado um curso, mas deseja retornar à tela inicial, clique em Home (Início).




Ainda, na Barra de Navegação, após acessarmos o curso pretendido, uma nova funcionalidade nos é mostrada: o botão Este Curso. Passando o mouse sobre a aba, nos serão listadas todas as Atividades e Recursos, além das Notas e Participantes, da disciplina. Isso é prático quando conteúdo é extenso e precisamos localizar um Fórum, por exemplo. Clicamos em Fóruns e nos serão listados apenas os Fóruns desse componente.






Para retornarmos à disciplina e não nos perdermos nos meandros do Moodle, possuímos o Breadcrumb, logo abaixo da Barra de Navegação. Como o nome sugere - migalhas de pão ou trilha de migalhas de pão -, é o caminho que percorremos até chegar àquela página que estamos. Clicamos no nome da disciplina e, nesse caso, retornaremos uma página anterior.