Guia Rápido aos Discentes da Universidade

8. Tarefa

 


Outra atividade muito utilizada no Moodle é a Tarefa. Ela permite que alunos encaminhem trabalhos aos professores, que poderão avaliá-los com notas e também retornar comentários sobre a avaliação. O aluno poderá encaminhar a atividade como um arquivo, em formatos diversos, ou digitando no espaço próprio para edição de texto da ferramenta, a depender da forma de envio escolhida pelo professor. Além de inserir uma data de entrega, o professor poderá ou não inserir uma data-limite para o envio do arquivo ou do texto a ser digitado.

No exemplo a seguir, o trabalho a ser entregue é uma redação, mas podem ser projetos, relatórios, imagens ou qualquer trabalho que demande que o estudante realize a sua entrega, via texto ou arquivo, em determinado período de tempo.


Clique no título da Tarefa. 



Depois de acessarmos a atividade, clique em Adicionar Tarefa



A partir daí, já será possível incluir o arquivo ou digitar a redação no próprio editor de texto da ferramenta. Nesse caso, o professor configurou para que a Tarefa aceitasse os dois tipos de envio: texto online ou arquivo.



Na figura abaixo, estamos arrastando um arquivo do Explorador de Arquivos para tela de Envio de Arquivos do Moodle:



E clique em Salvar Mudanças.



Retornando à tela inicial da atividade, veremos que o Status de Envio foi atualizado e já consta o arquivo que enviamos. Considere que, até a data de entrega, será possível realizar o envio de novos arquivos, se permitido nas configurações realizadas pelo professor, assim como atualizar ou corrigir o arquivo já submetido. Assim como ao professor, lhe propor modificações no trabalho enviado antes que submeta o arquivo final para entrega.