Print bookPrint book

Guia Rápido aos Docentes da Universidade

Site: Moodle UERGS
Course: Moodle UERGS
Book: Guia Rápido aos Docentes da Universidade
Printed by: Guest user
Date: Friday, 4 December 2020, 1:21 AM

1. Guia Rápido do Professor - Moodle


O Guia Rápido do Professor está baseado na versão 3.4.9 do Moodle, utilizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

1.1. Orientação Inicial

Caso já tenha realizado acesso ao Moodle, com seus dados de identificação, certifique-se de que Mostrar Blocos, localizado no canto direito superior da tela, esteja habilitado. Somente, assim, conseguirá visualizar o Sumário do Guia.


Se ainda não houver se identificado na plataforma, desconsidere esta informação.






2. Sobre Este Guia

Este Guia Rápido aos Docentes da Universidade de maneira alguma pretende esgotar os conteúdos relativos ao Moodle, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Motivo pelo qual denominamos de um "Guia Rápido".


Pretendemos, sim, que este Guia possa dirimir algumas dúvidas iniciais de acesso e utilização das funcionalidades básicas do sistema e, especialmente para os docentes, que possa instruir brevemente a construção de seus espaços de aprendizagem. Para os componentes curriculares na modalidade a distância, o Moodle é a plataforma oficial.


O Moodle é uma plataforma gratuita de aprendizagem e de código aberto, possuindo uma comunidade internacional de desenvolvedores que se dedicam constantemente na sua melhoria e no acréscimo de novas funcionalidades. E, atualmente, utilizado por inúmeras Instituições de Ensino Superior.


Na Universidade, o Moodle vem sendo utilizado há, pelo menos, sete anos. E, atualmente, a Instituição passou a dispor à comunidade acadêmica a versão 3.4.9 da plataforma. Instalada e supervisionada pela Superintendência de Informática.


Conheça mais sobre a plataforma em https://moodle.org/.



3. Acessando o Moodle

Acesse a página do Moodle da Universidade diretamente através do navegador, digitando, na barra de endereços, moodle.uergs.edu.br/login e teclando enter.




Na tela de acesso do Moodle, complete com as informações solicitadas: os dados são os mesmos do Portal Acadêmico. E o CPF deverá ser inserido com pontos e traço.




Não conseguindo acessar a plataforma, recomendamos que recupere os dados de acesso através deste link, informando apenas o CPF, que instruções para realizar uma nova senha serão enviadas ao seu e-mail cadastrado no Portal.

A nova senha irá funcionar para o Moodle Uergs e para o Portal Acadêmico SOLIS GE.

4. Painel: a Página Inicial do Usuário

Caso o acesso tenha sido bem sucedido, o nome do usuário irá aparecer no canto direito superior. É o que indica que estamos conectados ao Moodle.




No Moodle da Universidade, a primeira tela apresentada é o Painel, que também poderá ser acessado pela barra de navegação superior ou através do menu de navegação lateral. O Painel é uma página de acompanhamento do usuário que mostra os cursos em que está inscrito, seu progresso e as datas das atividades que ainda devem ser entregues ou realizadas. O percentual de progresso do curso, na tela Painel, está vinculado à conclusão das atividades configuradas pelo professor com a seleção de acompanhamento de conclusão. O acompanhamento de conclusão de atividades será visto em outro tópico.


Importante: para fins de Moodle, todo espaço disponibilizado para edição das atividades é tratado como um curso, ainda que se refira a uma disciplina na Universidade.




Ainda na tela Painel, pode-se selecionar, qualquer curso que se esteja inscrito pelo status Em Andamento, Não iniciados e Encerrados. O status está relacionado às configurações da Data de início e a Data de término do curso.




O curso que esteja configurado em formato oculto ao estudante será mostrado aos detentores do papel de professor no referido curso, porém não será mostrado aos que possuem papel de estudante para atividade. A Data de Início e Término, assim como a Visibilidade são Configurações do Curso, localizados no bloco Administração, em Administração do Curso > Editar Configurações.


Na aba Linha do tempo, o aluno poderá visualizar as atividades que estão pendentes, considerando-se a data de envio ou realização configuradas pelo professor. As atividades podem ser ordenadas por data ou por curso a que se referem. A título de exemplo, veja imagem da linha do tempo de um aluno.




Neste exemplo, o aluno, em seu Painel, possui uma atividade Tarefa que está pendente de entrega e um Questionário que ainda não foi realizado. Ambos possuem data de envio e realização para o dia 15 de setembro e se referem à disciplina Língua Estrangeira.

5. Acompanhando a Conclusão das Atividades


Configurando o Acompanhamento de Conclusão das Atividades


No Moodle, é possível configurar para que o curso disponha de um Acompanhamento de ConclusãoPor padrão, o Moodle da Universidade está configurado para que os cursos estejam com esse acompanhamento habilitado. Isso permite que toda atividade ou recurso a ser inserido no curso, em sua configuração, tenha disponível o tópico Conclusão de atividades no curso


O percentual de progresso no curso, apresentado na tela Painel, está vinculado ao acompanhamento de conclusão do curso. De modo que, se todas as atividades para conclusão do curso estiverem marcadas como concluídas, o estudante deverá possuir 100% em seu progresso. Da mesma forma que, se nenhuma das atividades para conclusão do curso estiver marcada como concluída, o estudante deverá possuir 0% em seu progresso.


O acompanhamento de conclusão de atividades, na página do curso, é visualizado por uma caixa tracejada ou não tracejada ao lado do nome da atividade.


Quando tracejada , significa que será marcada automaticamente, dependendo de alguma condição configurada previamente pelo professor, como entrega das respostas de algum questionário, visualização de um arquivo ou outra condição. Cada atividade poderá ter características próprias na configuração de sua conclusão. A atividade Fórum, por exemplo, terá opções de conclusão que a atividade Tarefa não possuirá, como requerer que o estudante responda e crie pelo menos um tópico de discussão.

Assim, para configurar as condições que uma atividade estará concluída, primeiramente, ativamos o acompanhamento de conclusão, se ainda não estiver habilitado, em Administração > Administração do Curso > Editar Configurações > Acompanhamento de Conclusão > Ativar acompanhamento de conclusão > Sim e clicamos em Salvar e Mostrar.






Após, clicamos em Ativar Edição, e selecionamos Editar e Editar Configurações, ao lado do nome da atividade que desejamos configurar os critérios de conclusão.






Na aba Conclusão de atividades no curso, selecionamos os critérios de conclusão e salvamos. Neste exemplo, trata-se de uma atividade Questionário e estamos condicionando que o estudante receba uma nota, independentemente se para aprovação ou não, para que a atividade seja marcada como concluída.




A partir deste momento, a caixa de conclusão ficará tracejada, indicando que a atividade exige condições para sua conclusão.




Quando não está tracejada , significa que o aluno deverá selecionar manualmente a caixa, após seguir as instruções do que é pedido. Não é necessária configuração da atividade para que a seleção manual esteja habilitada, se o acompanhamento de conclusão do curso estiver ativado.



Relatório de Conclusão de Atividades


A partir do momento que cada atividade já está configurada com o acompanhamento de conclusão, é possível ao professor verificar o progresso detalhado de realização das atividades para cada estudante, através do Relatório de Conclusão de Atividades, disponível no bloco Administração > Administração do Curso > Conclusão das Atividades:




No relatório, as atividades configuradas com o acompanhamento são apresentadas nas colunas e, nas linhas, os estudantes com seus respectivos endereços de e-mail.




O relatório permiti ainda exportar para outros formatos, incluindo extensão compatível com o programa Excel, onde constará, além da atividade, a sua data de conclusão.

6. Módulos de Atividade e Recurso

As ferramentas do Moodle disponíveis ao professor, para que construa sua aula, são basicamente dividas em: Atividades Recursos. São dois conceitos importantes que norteiam toda a plataforma. A Atividade é uma funcionalidade no ambiente que exige certa interatividade por parte do estudante junto ao professor ou aos colegas de classe: são ferramentas de avaliação ou comunicação. Já o Recurso é uma funcionalidade utilizada para demonstrar conteúdos.


Módulos de Atividade


  FÓRUM

Permite que os participantes tenham conversas assíncronas.


  CHAT

Permite que os participantes tenham conversações síncronas, em tempo real.


  BIGBLUEBUTTON

Salas de aula em tempo real usando videoconferência.


  TAREFA

Permite que professores dêem notas e comentários em arquivos ou textos enviados a tarefas realizadas online ou offline.


  QUESTIONÁRIO

Permite que o professor construa e aplique testes com questionários, que podem ser automaticamente corrigidos e adicionar comentários sobre as respostas corretas e/ou erradas.


  ESCOLHA

O professor faz uma pergunta e especifica um conjunto de possíveis respostas.



Módulos de Recurso


  ARQUIVO

O módulo de arquivo permite que um professor forneça um arquivo como um recurso do curso.


  LIVRO

O módulo livro permite que professores criem um recurso com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e subcapítulos. (Este Guia do Moodle, por exemplo, está utilizando o módulo livro.) 


  PÁGINA

O módulo de página permite que um professor crie um recurso de página da web utilizando o editor de texto. 


  PASTA

O módulo pasta permite ao professor exibir um número de arquivos relacionados dentro de uma pasta única, reduzindo a rolagem na página do curso.


  URL

O módulo de URL permite que um professor forneça um link de web como um recurso do curso.


7. Questionário



Neste tópico, iremos tratar da atividade Questionário. A finalidade, aqui, é avaliar a compreensão do aluno sobre o conteúdo ensinado em aula através de questões. A atividade Questionário é composta de uma ou mais perguntas, que podem ser configuradas nos mais diversos tipos: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência, resposta curta, calculada, entre outras. 

Com base na resposta do aluno, o Questionário poderá fornecer diferentes tipos de feedback. A atividade poderá, ainda, ter um tempo-limite para que seja respondida e possuir uma ou mais tentativas. Cada tentativa será corrigida automaticamente, com exceção das questões dissertativas, e a nota será registrada no livro de notas do curso.

A construção da atividade possui, basicamente, dois momentos: o da adição e configuração do Questionário - número de tentativas, nota de aprovaçãofeedback das respostas, entre outras - e o segundo momento, que é o da formulação e seleção das perguntas disponibilizadas em um banco de questões do curso que serão utilizadas no Questionário.

7.1. Adicionando e Configurando um Questionário


Criando a Atividade


Para criar um Questionário, assim como para qualquer outra atividade, o professor precisa, primeiro, clicar sobre o link Ativar Edição, localizado no canto superior direito da tela.


Escolher um tópico do seu curso, no qual deseja acrescentar a atividade, e clicar em Adicionar uma atividade ou recurso.




Selecionar a atividade e clicar em Adicionar.




Configurando o Questionário


Após adicionar a atividade, serão apresentadas as opções de configuração. Os campos com asterisco  são obrigatórios.


Geral


  • Nome: defina o texto do link para a atividade na página do curso. 
  • Descrição: defina a descrição do Questionário. Os alunos irão ver esse texto imediatamente após clicarem no nome do Questionário e antes de inciarem a tentativa. É um bom local para dispor de instruções e outros detalhes que esclareçam o Questionário, como número de tentativas permitidas e o limite de tempo.
  • Exibir descrição na página do curso: se considerar importante, deixe a descrição disponível na página do curso.





Duração

  

  • Abrir e encerrar questionário: Especifica as datas/horários de abertura e fechamento do Questionário. Para utilizar essas configurações, selecione a caixa de seleção ao lado do nome de cada configuração. Com isso, as datas já poderão ser editadas. Por padrão, as datas de abertura e encerramento estão desabilitadas e o questionário ficará disponível imediatamente e indefinidamente.
  • Limite de tempo: Habilite essa opção para limitar o tempo cada estudante terá para completar o Questionário, após o início da tentativa. Por padrão, estudantes possuem tempo ilimitado para completar a tentativa do Questionário. Se configurado o limite de tempo, quando o aluno inicia uma tentativa, um cronômetro é mostrado no bloco de navegação do Questionário, iniciando a contagem regressiva.
  • Quando o tempo expirar: se o limite de tempo está configurado, é possível definir o que ocorre quando o limite se encerra, escolhendo entre:

  1. As tentativas abertas são enviadas automaticamente (padrão);
  2. Existe um período de carência quando as tentativas podem ser enviadas, mas não é possível modificar as questões respondidas;
  3. Tentativas devem ser submetidas antes que o tempo expire ou elas não serão contabilizadas.

  • Período de carência de envio: se selecionado "Existe um período de carência ...", então será possível habilitar essa opção e especificar o tempo em que os estudantes ainda poderão submeter o Questionário depois do limite de tempo ter se encerrado.





Nota


  • Categoria de notas: selecione a categoria de notas do livro de notas à qual esta atividade estará subordinada. Esta escolha tem impacto sobre a forma como as notas da atividade serão agregadas com as notas de outras atividades para compor a nota final do curso. Esta categoria pode ser alterada posteriormente, tanto aqui como diretamente no livro de notas. (As categorias já devem ter sido adicionadas ao livro de notas)
  • Nota para aprovação: esta configuração determina a nota mínima para passar. A nota para aprovação pode ser vinculada à Conclusão da Atividade e/ou à Restrição de Acesso (de modo que o aluno somente terá concluído à atividade se tiver atingido a nota para aprovação e/ou não estará habilitado a seguir para próxima atividade até que tenha sido aprovado no Questionário).
  • Tentativas permitidas: estudantes podem ter permissão para múltiplas tentativas de reposta ao Questionário. Por padrão, o número de tentativas é ilimitado. Em uma avaliação final, por exemplo, o número de tentativas poderia ser configurado para apenas uma.
  • Método de avaliação: quando múltiplas tentativas está habilitado, especifique como os alunos serão avaliados - nota mais alta (padrão), nota média, nota da primeira tentativa ou nota da última tentativa.





Layout


  • Nova página: para questionários longos faz sentido dividi-los em várias páginas, limitando-se o números de perguntas por página. Quando se adicionar perguntas ao questionário, serão inseridas quebras de página automaticamente de acordo com o valor escolhido.
  • Método de navegação: quando a navegação Sequencial está habilitada, os estudantes são obrigados a responder o questionário na ordem estipulada e não podem retornar às páginas anteriores, nem passar adiante.



Comportamento da Questão


  • Misturar entre as questões: se habilitada, as partes que compõem cada questão serão embaralhadas aleatoriamente toda vez que um estudante realizar uma tentativa, desde que esta opção também esteja ativada nas configurações da questão. Essa configuração se aplica apenas a questões com várias partes, como questões de múltipla escolha ou de associação.
  • Como se comportam as questões: estudantes podem interagir com as questões no questionário de várias formas. Por exemplo, você pode querer que os estudantes dêem uma resposta para todas as questões e depois submetam o questionário inteiro, antes de serem avaliados ou receberem qualquer feedback. Esse é o modo "Feedbak adiado", que replica o modo de uma avaliação tradicional. Alternativamente, você pode querer que seus estudantes submetam cada questão à medida que eles avancem para receber feedback imediato, e, se eles não acertarem de primeira, tenham outra chance por uma pontuação menor. Esse é o modo "Interativo com múltiplas tentativas".





Opções de Revisão


Esta seção controla quais e em que momento as informações dos estudantes poderão ser mostradas quando ele revisa suas tentativas no Questionário. É uma matriz com caixas de seleção.


As informações que podem ser apresentadas são:

  • A tentativa: mostra como o aluno respondeu cada questão.
  • Acertos/Erros: mostra se a resposta do aluno, para cada questão, está correta ou incorreta.
  • Notas: revela a pontuação nas questões e a nota para o questionário.
  • Feedback específico: irá mostrar o feedback configurado no questionário e depende da resposta do aluno - cada resposta da questão poderá ter um feedback para resposta correta e para reposta incorreta
  • Feedback geral: é mostrado ao estudante após ele completar a questão. Diferentemente do feedback específico, que depende do tipo de questão e da resposta do aluno, o mesmo feedback geral aparece para todos os alunos.
  • Resposta correta: revela a resposta correta para cada questão, caso o aluno tenha respondido corretamente ou não.
  • Feedback final: mostra o feedback para todo o Questionário, ao final da tentativa, dependendo da nota total do estudante.


As informações podem ser apresentadas nos seguintes momentos:

  • Durante a tentativa: está disponível somente quando "Como as questões se comportam" tiver sido configurado com "Feedback imediato", "Feedback imediato com CBM" e "Interativo com múltiplas tentativas". Se configurado com uma dessas opções, então um botão de verificar irá aparecer abaixo da resposta e, quando clicado, o aluno irá submeter a reposta e receberá feedback imediato.
  • Imediatamente após a tentativa: se aplica aos dois minutos após clicar em "Enviar tudo e terminar".
  • Mais tarde, enquanto ainda estiver aberto: se aplica após os dois minutos e antes da data de encerramento do Questionário. (se o Questionário não tiver data de encerramento, este estado não terá término)
  • Depois do fechamento do questionário: é o que a sentença afirma, se aplica após a data de encerramento (se o Questionário não tem uma data de encerramento, este estado nunca é alcançado).