Print bookPrint book

Guia Rápido aos Discentes da Universidade

Site: Moodle UERGS
Course: Moodle UERGS
Book: Guia Rápido aos Discentes da Universidade
Printed by: Guest user
Date: Wednesday, 25 November 2020, 10:44 AM

1. Guia Rápido do Estudante - Moodle


O Guia Rápido do Estudante está baseado na versão 3.4.9 do Moodle, utilizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

1.1. Orientação Inicial

Caso já tenha realizado acesso ao Moodle, com seus dados de identificação, certifique-se de que Mostrar Blocos, localizado no canto direito superior da tela, esteja habilitado. Somente, assim, conseguirá visualizar o Sumário do Guia.


Se ainda não houver se identificado na plataforma, desconsidere esta informação.





2. O Moodle na Universidade

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem, concebida em forma software livre, permitindo sua melhoria constante pelos seus desenvolvedores e já instalado por diversas Instituições de Ensino Superior. O acrônimo MOODLE significa Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment e faz referência à sua estrutura modular, que permite adicionar ou remover funcionalidades.

Na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, o Moodle vem sendo utilizado há, pelo menos, sete anos. E, atualmente, a Instituição passou a dispor à comunidade acadêmica a versão 3.4.9 da plataforma. Instalada e supervisionada pela Superintendência de Informática.


Outras informações sobre o Moodle, consulte o site https://moodle.org/.



3. Acessando o Moodle

Acesse a página do Moodle da Universidade diretamente através do navegador, digitando, na barra de endereços, moodle.uergs.edu.br/login e teclando enter.





Para os alunos ou egressos da Universidade, os dados de acesso são os mesmos do Portal Acadêmico Solis GE. A única diferença é que, aqui, você deverá digitar pontos e traço no CPF.


Caso não possua mais ou tenha esquecido da senha de acesso ao Portal Acadêmico, clique no link Esqueci a senha e POSSUO ou JÁ POSSUI vínculo com a Universidade. Preencha apenas o campo do CPF e clique em Enviar, que uma mensagem para alterá-la será encaminhada ao seu endereço de e-mail. Após, use a nova senha para acessar o Moodle.


Usuários externos à Universidade, que não possuam ou não venham a possuir acesso ao Portal Acadêmico Solis GE e que pretendam realizar algum curso de extensão, por exemplo, direcionada a esse público, devem realizar seu cadastro na página de login, em Criar uma conta. Os dados de acesso serão os escolhidos quando da criação do cadastro. 


Além da criação da conta de usuário ser diferente, o usuário externo se difere na hora de solicitar uma outra senha. Caso tenha esquecido da sua senha, deverá clicar em Esqueci a senha e NÃO POSSUO e NUNCA POSSUI vínculo com a Universidade para recuperar seus dados de acesso.


Dúvidas: entre em contado pelo e-mail nead@uergs.edu.br ou pelo telefone 3288.9033.

4. A Tela Inicial e a Barra de Navegação

Caso o acesso tenha sido bem sucedido, o nome do usuário irá aparecer no canto direito superior. É o que indica que estamos conectados ao Moodle.




Nem todas as disciplinas que você está matriculado estarão disponíveis no Moodle. A plataforma não é obrigatória para componentes na modalidade presencial. Nesses casos, o professor poderá optar por disponibilizar ou não seu conteúdo no Moodle. Para disciplinas na modalidade a distância, a plataforma é a ferramenta oficial.


Para saber quais os componentes curriculares que já estão disponíveis no Moodle e que você pode acessar, passe o mouse sobre o item Meus Cursos, localizado na Barra de Navegação.






Havendo algum componente que esteja matriculado e que será utilizada a plataforma, mas não apareça em Meus Cursos, verifique com o seu professor se já disponibilizou a disciplina no Moodle.


Caso tenha acessado um curso, mas deseja retornar à tela inicial, clique em Home (Início).




Ainda, na Barra de Navegação, após acessarmos o curso pretendido, uma nova funcionalidade nos é mostrada: o botão Este Curso. Passando o mouse sobre a aba, nos serão listadas todas as Atividades e Recursos, além das Notas e Participantes, da disciplina. Isso é prático quando conteúdo é extenso e precisamos localizar um Fórum, por exemplo. Clicamos em Fóruns e nos serão listados apenas os Fóruns desse componente.






Para retornarmos à disciplina e não nos perdermos nos meandros do Moodle, possuímos o Breadcrumb, logo abaixo da Barra de Navegação. Como o nome sugere - migalhas de pão ou trilha de migalhas de pão -, é o caminho que percorremos até chegar àquela página que estamos. Clicamos no nome da disciplina e, nesse caso, retornaremos uma página anterior.



5. Modificando o Perfil de Usuário (Cadastrado no Portal Acadêmico)

No início da utilização do Moodle, o ideal é completarmos as informações de perfil, incluindo uma foto de usuário e uma descrição sobre quem somos. Isso ajuda para que os professores possam interagir melhor com você. E você possa interagir melhor com os seus professores.

Ao clicarmos na flecha ao lado do nome de usuário, irá aparecer uma lista de itens: um deles é Modificar Perfil. Clique no item.




Na tela de Modificar o Perfil, os campos NomeSobrenome Endereço de email estão trancados. O nome e o sobrenome são preenchidos de acordo com as informações de registro no Portal Acadêmico. Quanto ao email cadastrado no Moodle, utiliza-se, preferencialmente, o endereço eletrônico institucional fornecido pela Universidade ao estudante, no formato nome-sobrenome@uergs.edu.br

Caso ainda não tenha acesso ao seu endereço de e-mail, informe-se na Secretaria de sua Unidade sobre os dados de acesso.




Por padrão o Moodle, deixa visível o endereço de email apenas aos participantes dos cursos que você está inscrito. Essa configuração pode ser alterada em Mostrar endereço de e-mail para mostrar a todos ou para não mostrá-lo a nenhum estudante. Professores continuarão vendo seu email.

Quanto à Cidade/Município, complete com a cidade onde resida.

No campo Descrição, se desejar, fale um pouco sobre você: interesses, expectativas em relação aos estudos e área profissional que deseja atuar ou já atua. 

Para Imagem, se desejar inseri-la, selecione uma foto em que lhe identifique claramente, sem óculos escuros e outros objetos que destoem da fotografia. A imagem pode ter os formatos .gif .jpe .jpeg .jpg .png .svg .svgz. Ela ajudará o professor a relacionar o estudante ao seu nome, principalmente, quando se tratar de uma turma muito extensa de alunos.




Depois de completar os campos vazios preenchíveis, clique em Atualizar Perfil.

6. Atividades e Recursos

As ferramentas do Moodle disponíveis ao professor, para que construa sua aula, são basicamente dividas em: Atividades e Recursos. São dois conceitos importantes que norteiam toda a plataforma. A Atividade é uma funcionalidade no ambiente que exige certa interatividade por parte do estudante junto ao professor ou aos colegas de classe: são ferramentas de avaliação ou comunicação. Já o Recurso é uma funcionalidade utilizada para demonstrar conteúdos


Vejamos alguns módulos:


Módulos de Atividade


  FÓRUM

Permite que os participantes tenham conversas assíncronas.


  CHAT

Permite que os participantes tenham conversações síncronas, em tempo real.


  BIGBLUEBUTTON

Salas de aula em tempo real usando videoconferência.


  TAREFA

Permite que professores dêem notas e comentários em arquivos ou textos enviados a tarefas realizadas online ou offline.


  QUESTIONÁRIO

Permite que o professor construa e aplique testes com questionários, que podem ser automaticamente corrigidos e adicionar comentários sobre as respostas corretas e/ou erradas.


  ESCOLHA

O professor faz uma pergunta e especifica um conjunto de possíveis respostas.



Módulos de Recurso


  ARQUIVO

O módulo de arquivo permite que um professor forneça um arquivo como um recurso do curso.


  LIVRO

O módulo livro permite que professores criem um recurso com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e subcapítulos. (Este Guia do Moodle, por exemplo, está utilizando o módulo livro.) 


  PÁGINA

O módulo de página permite que um professor crie um recurso de página da web utilizando o editor de texto. 


  PASTA

O módulo pasta permite ao professor exibir um número de arquivos relacionados dentro de uma pasta única, reduzindo a rolagem na página do curso.


  URL

O módulo de URL permite que um professor forneça um link de web como um recurso do curso.

7. Fórum

 


O Fórum é uma das atividades mais usadas na plataforma. No Fórum, o professor disponibiliza um espaço para que haja interação entre os participantes através de mensagens.

É uma atividade assíncrona: os participantes estarão, cada um, postando suas mensagens em seu tempo. Podem tratar de um tema específico ou de diversos temas. Podem ser para tirar dúvidas ou elucidar um tópico específico da matéria. Muitas disciplinas iniciam suas atividades com um Fórum de boas-vindas aos estudantes, aonde o professor busca encorajar os alunos a falarem um pouco sobre si e sobre o que esperam daquele componente ou do curso em geral.


O Moodle possui tipos diferentes de Fórum. Cada qual com suas características:


Avisos - é um Fórum especial que é automaticamente criado para cada curso. É um espaço para avisos gerais. Único Fórum que não permite a interação entre os participantes. Apenas o professor conseguirá enviar mensagens através dele.  É utilizado para divulgar datas e horários importantes do curso.


Fórum Geral - é um Fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem. Esse tipo de Fórum é o padrão no Moodle.


Discussão Simples - é um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso.


Cada usuário inicia apenas um novo tópico - cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente as mensagens, sem limites de quantidades. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão deste tema.


Fórum Perguntas e Respostas - neste Fórum um estudante pode ler as mensagens de outros somente após a publicação de sua mensagem. Depois disso, pode também responder às mensagens do grupo.

7.1. Acrescentando um novo tópico no Fórum


Para acessar o Fórum, primeiro clicamos no link da atividade. A descrição dessa atividade, assim como em outros módulos, pode ou não estar na página do curso: depende da configuração que o seu professor realizou.






Para acrescentar um novo tópico de discussão, clique no botão Acrescentar um novo tópico de discussão. Na próxima página, preencha os campos existentes e, após, envie a sua mensagem clicando no botão Enviar mensagem ao fórum. O Moodle não enviará a mensagem em seguida. Antes que seja enviada, o usuário terá um intervalo de 30 minutos para que se possa fazer alguma edição no texto.



7.2. Respondendo um tópico existente


Sempre que possível e, dependendo do que se pede na descrição da atividade de Fórum, o ideal é não se criar novos tópicos de discussão para algo que já foi tratado em tópico anterior. Assim, devendo-se optar por responder a um tópico existente. Para isso, acesse o Fórum, clique no nome do tópico que se deseja dar seguimento à resposta e clique em Responder.






Na tela seguinte, edite texto da mensagem e o envie.



Quando criamos um tópico ou respondemos a um tópico anterior, na tela em que estamos editando a mensagem, irá aparecer um box de seleção Assinatura de discussão. Quando enviamos uma mensagem com esse box selecionado, nos tornamos assinantes do Fórum. Ser assinante significa receber notificações de novas postagens dessa discussão. Por padrão, o box estará selecionado.




As notificações de novas postagem do Fórum são enviadas por e-mail aos usuários. Outras atividades e funcionalidades do Moodle também utilizam o endereço de e-mail dos participantes para deixá-los informados. Por isso, é importante que se confirme o endereço cadastrado na plataforma. Por padrão, como já informando no item Modificando o Perfil de Usuário, o endereço de e-mail do aluno da Universidade registrado no Moodle será, preferencialmente, o endereço institucional, que segue o formato nome-sobrenome@uergs.edu.br


Caso seja aluno da Uergs e ainda não possua os dados de acesso ao seu endereço de email institutional, entre em contato com a Secretaria da sua Unidade.

8. Tarefa

 


Outra atividade muito utilizada no Moodle é a Tarefa. Ela permite que alunos encaminhem trabalhos aos professores, que poderão avaliá-los com notas e também retornar comentários sobre a avaliação. O aluno poderá encaminhar a atividade como um arquivo, em formatos diversos, ou digitando no espaço próprio para edição de texto da ferramenta, a depender da forma de envio escolhida pelo professor. Além de inserir uma data de entrega, o professor poderá ou não inserir uma data-limite para o envio do arquivo ou do texto a ser digitado.

No exemplo a seguir, o trabalho a ser entregue é uma redação, mas podem ser projetos, relatórios, imagens ou qualquer trabalho que demande que o estudante realize a sua entrega, via texto ou arquivo, em determinado período de tempo.


Clique no título da Tarefa. 



Depois de acessarmos a atividade, clique em Adicionar Tarefa



A partir daí, já será possível incluir o arquivo ou digitar a redação no próprio editor de texto da ferramenta. Nesse caso, o professor configurou para que a Tarefa aceitasse os dois tipos de envio: texto online ou arquivo.



Na figura abaixo, estamos arrastando um arquivo do Explorador de Arquivos para tela de Envio de Arquivos do Moodle:



E clique em Salvar Mudanças.



Retornando à tela inicial da atividade, veremos que o Status de Envio foi atualizado e já consta o arquivo que enviamos. Considere que, até a data de entrega, será possível realizar o envio de novos arquivos, se permitido nas configurações realizadas pelo professor, assim como atualizar ou corrigir o arquivo já submetido. Assim como ao professor, lhe propor modificações no trabalho enviado antes que submeta o arquivo final para entrega.




9. Questionário



A finalidade aqui é avaliar a aprendizagem dos conteúdos apresentados através de questões. Assim como em um Questionário realizado em sala de aula, os tipos de questão que podem ser pedidos nesta atividade são os mais diversos: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência, resposta curta, calculada, entre outras.

A atividade Questionário pode ser utilizada em uma prova virtual, em uma das atividades a serem computadas na nota final da disciplina, em um teste rápido ou como um exercício para fixar o conteúdo.

Para responder um Questionário, clique sobre o nome da atividade:




A próxima tela trará um resumo das principais informações: o número máximo de tentativas, a duração de cada uma delas, o período de envio das repostas e o método de avaliação. São especifidades que o professor poderá ou não configurar na atividade requisitada. Nem todos os Questionários possuirão um tempo determinado para resolução, assim como a possibilidade de enviar mais de uma tentativa.

Clique em tentar responder o questionário agora.




Ciente que o cronômetro começará a contagem de tempo quando começar a responder a tentativa, clique em iniciar tentativa.




Se atente ao enunciado de cada uma das questões. E responda corretamente cada uma delas.




Após finalizar todas as tentativas, caso haja mais de uma, clique em Enviar tudo e terminar, para que as respostas sejam submetidas à avaliação.